Empresas nos EUA e no Brasil

Home » Empresas nos EUA e no Brasil

O Brasil do século XXI, mesmo pós-crise, demonstrou que a economia do país, bem como as empresas brasileiras e a classe empresarial brasileira saíram fortalecidos. A Brasil atualmente é visto pelos estrangeiros como um país de economia estável e com grandes oportunidades de investimento em vários setores do mercado brasileiro.

A visão dos empresários brasileiros também mudou, hoje muito mais antenados para o mercado internacional e para as oportunidades de negócios que outros países podem oferecer além do Brasil.

O perfil dos empresários brasileiros que investem no mercado internacional, principalmente nos Estados Unidos, em geral, não estão fechando seu negócio ou empresa no pais para investir em outros mercados, mas sim, já solidificaram a marca, o nome, os produtos da empresa no mercado nacional, e agora buscam a entrada em novos mercados internacionais, para diversificar investimentos, aumentar a escala de vendas e até mesmo desenvolver novas idéias e novos negócios.

Este é o momento de internacionalizar a empresa, buscar novos negócios no mercado internacional, exportar e importar produtos e serviços e abrir sua empresa nos Estados Unidos. O projeto de internacionalização de empresas (abertura de empresa nos EUA, deve ser cuidadosamente analisado, sendo sugerido a elaboração de um plano de negócios (business plan), para que seja possível analisar o mercado, seus concorrentes, preços, margem de lucro, competitividade, tamanho adequado de sua empresa, funcionários, impostos , adequação dos produtos ao mercado local e registros dos produtos.

No caso de estar buscando um novo produto, serviço, negócio ou buscando parceiros para desenvolvimentos de projetos em parceria, também é aconselhável o desenvolvimento de um plano de negócios (business Plan) voltado especificamente com este fim, objetivando atingir o resultado com mais rapidez e eficiência. Ainda nestes casos, o business matchmaking é indicado e facilita a finalização dos negócios. A participação em feiras e eventos internacionais de acordo com o cronograma oficial dos países, pode também facilitar o contato e criar novas oportunidades de negócios.

Para o empresário ou investidor brasileiro que tem interesse no mercado americano, é importante definir claramente qual o objetivo neste mercado internacional. Nesta fase, também sera interesssante verificar se há mudanças a serem realizads envolvendo a empresa brasileira e estrangeira para que o resultando atingindo no processo de internacionalizar seja eficiente, contratando uma assessorial adequada para tal fim.

A Dias Marques e Pereira Viana Advogados atuam nas seguintes etapas no processo de abertura de empresa nos exterior por intermédio de seus parceiros nos Estados Unidos e no Brasil.

- Incorporação (abertura da empresa): elaboração da documentação societária, processos de incorporação (abertura) da empresa no âmbito federal, estadual municipal.

- Orientação no Planejamento sobre a escolha do local adequado para ser a sede da empresa no pais escolhido.

- Indicação de empresa parcira para as questões tributárias relativas a empresa nos EUA.

- Elaboração de plano de negócios para entrada de empresas no mercado Americano e brasileiro;

- Elaboração do Business Plan para a obtenção do visto L1 – transferência de diretoria de empresa brasileira para subsidiária ou coligada Americana;

- Reestruturação de empresas brasileiras para entrada no mercado internacional;

- Planejamento estratégico para empresas que estão se estabelecendo no Brasil.