201407.22

Que tipo de negócio devo abrir nos EUA?

Desenvolver negócios internacionais em muitos casos é um sonho, em outros uma opção estratégica, seja pela facilidade legal, seja pela logística, seja pela parte tributária em ter sua base internacional, a fim de fazer a empresa e os negócios prosperarem. No caso dos EUA, o sistema legal, ao contrario do brasileiro, é extremamente simples, tanto para abrir, como para fechar uma empresa.

Contudo, há um nível relativamente grande de exigências para obtenção dos vistos, tanto para investidores, quanto para executivos que irão desempenhar funções de gestão.

Há muitos casos de sucesso, assim como há muitos casos de fracasso, principalmente para quem não se planeja direito e principalmente para quem não quer fazer as coisas de forma legal. Neste caso, o sistema deles é implacável. ilegal não tem chance alguma de prosperar ou de ter uma vida em paz.

Aqui vai uma dica de ouro para quem quer  abrir um negócio: Procure um nicho de mercado. Algo que em geral é  vendido com preço premium, que você pode fazer ou importar, ou mesmo algo que você viu em outro lugar e que tem algum apelo local, ou mesmo algum serviço que possa fazer e que não é muito comum.

Exemplo de negócios bem-sucedidos:

  • Uma empresa, que traz peças para veículos fora de estrada fabricados na Itália, ficou sendo o único importador para essa marca e, hoje, abastece todo o mercado americano;
  • Outro caso didático é uma empresa que faz cosméticos por encomenda, era um pequeno negócio dentro da garagem, agora tem 30 empregados e atende empresas de médio e grande porte, produzindo e embalando cosméticos mediante fórmula. A pessoa em questão tinha esse conhecimento profissional e, com fórmulas precisas e de qualidade, conseguiu estabelecer-se. Em poucos anos, passou a contar com uma lista de grandes clientes.

Se você tem vocação para o comércio (parece sempre ser “mais fácil”), procure produtos e marcas que não estão no mercado local. Esse mercado tem muito mais histórias de insucesso do que de sucesso. O setor de comércio é muito disputado por grandes e médios grupos e tem poucos nichos disponíveis. Recomenda-se uma investigação minuciosa e não somente na internet, mas visitando os locais como turista por exemplo ou pedindo informações para quem vive lá.

De qualquer forma, ter uma assessoria profissional é vital para que as chances de sucesso, tanto para obtenção de vistos, quanto para aprovação do plano de negócios seja realmente aprovada.

Fazer um negócio funcionar em outro país é sensacional, poder viver e ter a liberdade de ir e vir então é maravilhoso. Pense bem nisto e seja um profissional de sucesso fazendo as coisas certas desde o início. Então, para relembrar e finalizar:

  1. Planejamento
  2. Investigação
  3. Assessoria para obtenção de Vistos (de acordo com o perfil do investimento)
  4. Assessoria para desenvolvimento do Plano de Negócios
  5. Assessoria para abertura da empresa nos EUA

É esta a forma correta de proceder. Pense nisto e bons negócios.

por Ana Paula Dias Marques

Advogada titular na Dias Marques & Pereira Viana Advogados

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *